quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Resenha: Manual Prático de Consultoria (Anélio Berti)


  Nesta obra o autor faz um apanhado geral a função do consultor terceirizado. Porém é muito fraca ao levantar reais problemas, pois detêm-se muito nas análises das demonstrações contábeis, o que, sabemos que na maioria das vezes não é confiável para tomada de decisões, precisando ser "lapidada". Os exemplos numéricos possuem muitos erros matemáticos. A obra serve mais como uma revisão, pois possui pequenos capítulos abrangendo diversas áreas de conhecimento empresarial, sem se aprofundar demasiadamente em nenhuma.


 "Se houver lucro, teremos uma origem de recursos;
  Se houver prejuízo teremos uma aplicação de recursos."

"As demonstrações contábeis (com exceção apenas do balanço patrimonial - que é um relatório estático) são consideradas dinâmicas. A demonstração de resultados do exercício e demonstrações de Mutações do Patrimônio Líquido retratam, por exemplo, fluxos econômicos, porque contêm elementos relacionados com a variação da riqueza."

"Na contabilidade de custos, vários são os métodos de custeio existentes que podem ser utilizados pelos profissionais da área, e cada técnico utiliza o método de acordo com a sua necessidade, ou seja: dependendo da informação que se busca, utiliza-se o método mais apropriado."

"Conceitua-se como margem de contribuição o montante que cada unidade do produto contribui para pagar o custo fixo da empresa e formar o lucro. Pode-se definir também como margem de contribuição a diferença entre o preço de vendas e o custo variável total do produto."

 "pode-se pensar e ter a impressão de que a atividade seja eficiente porque os custos unitários e globais se estabilizam em certo nível. Entretanto, a estabilidade de custos não significa necessariamente que há eficiencia; os custos anteriores em comparação com os correntes podem ter sido ineficientes."

  "A maior parte das empresas, mesmo quando muito grandes e complexas, podem ser decompostas em duas ou tres dezenas de macroprocessos."

 "Em se tratando de economia é de fundamental importância um conhecimento básico do seu funcionamento, iniciando pelos problemas econômicos fundamentais.
  O problema econômico fundamental nós podemos dizer que consiste basicamente em três aspectos: (1) o que produzir e em quais quantidades; (2) Como produzir; (3) Para quem produzir."

 "É importante que o analista padronize as demonstrações entre os exercícios financeiros, ou seja: a utilização da mesma linguagem em períodos diferentes visando a unificação dos termos e facilitando a transformação dos dados em informações."

 "A análise mercadológica de uma empresa é o estudo que se faz para avaliar as condições de mercado em que a empresa está inserida e requer cuidados para que não se cometam erros de avaliação, sabendo que o mercado é o setor extremamente importante para a sobrevivência da empresa.
   Para um estudo detalhado do mercado de uma empresa, é necessário um estudo amplo, analisando o seguinte: posição do setor, mercado consumidor, mercado fornecedor, mercado concorrente, só após esse estudo é que se pode concluir pela viabilidade ou não, do mercado da empresa."

 "A pesquisa de campo, além de ter o objetivo de levantar o potencial de consumo do produto, serve também como um cadastramento dos prováveis compradores do produto que se está pesquisando."





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário