domingo, 5 de dezembro de 2010

Resenha: Sistemas de Informações Contábeis (Padoveze)

  
  



     Esta obra tras em seu enredo uma preocupação cada vez mais corrente nas empresas: a qualidade do sistema de informações. É visível hoje que muitas rotinas que anteriormente eram duplicadas e redundantes não podem mais exigir retrabalho no atual estágio de evolulção dos sistemas contábeis e gerenciais. Uma TI de qualidade é um ativo intangível dentro de uma entidade, contribuindo para sua competitividade.
   
   "O fato de a empresa captar recursos no ambiente, processá-los, e devolver ao ambiente em que está inserida (suas saídas, por meio de seus produtos e serviços), faz com que a primeira análise para o cumprimento dos objetivos do sistema empresa se situe numa análise profunda do ambiente em que a empresa se insere.
   A análise externa (do ambiente) é traduzida, normalmente, em ameaças e oportunidades para a empresa, que por sua vez devem ser ligadas aos pontos levantados pela análise de seu ambiente interno, onde são detectados os pontos fortes e fracos do sistema empresarial."

   "A informação não deve limitar-se a administrar os recursos internos, mas ultrapassar as fronteiras da empresa e integrar-se sistematicamente com fornecedores, clientes, etc., sendo, portanto, a TI, fator chave de competitividade."

  O cadastro de clientes pode ter tamanha magnitude, que tem a possibilidade de ser um ativo intangível, dado o grande número de informações mercadológicas que pode conter. Ele pode conter informações fruto de anos de pesquisas da empresa sobre seus clientes.

 "Partindo do pressuposto de que quem faz o preço é o mercado, um sistema de contabilidade de custos para apenas apurar custos e formar preços de venda não tem sentido nenhum. Deve haver uma mudança radical no pensamento dos empresários, de forma que abandonem o mundo dos custos, para o qual foram treinados, e ingressem no mundo dos ganhos, onde está a intuição e os resultados positivos."

  "O propósito da informação é possibilitar que uma organização alcançe seus objetivos pelo uso eficiente de seus outros recursos, isto é, homens, materiais, máquinas e outros ativos e dinheiro. Desde que a informação é também um recurso, a teoria da informação considera os problemas de seu uso ineficiente.
    O uso eficiente da informação como um recurso é considerado como o confronto entre os custos associados com a produção da informação e os benefícios derivados de seu uso."

    "Os relatórios gerenciais constituem uma das formas importantes por meio das quais a estratégia é comunicada por toda a organização. Bons relatórios contábeis são os que centram a atanção nos fatores que são fundamentais para o sucesso da estratégia adotada. Esses relatórios devem ser totalmente coerentes com a estrutura da conta e o plano de contas.
     Sempre que possível, o relatório deve constar de dados futuros, orçados, previstos ou padrões. Toda informação contábil tem que ter essa orientação futura, servindo tanto para a avaliação do passado como para dar condições de preditividade."
 
   "Um sistema de informação contábil decisorial não deve se limitar às contas contábeis tradicionais. Deve estar aberto a contas contábeis que não necessariamente se utilizam na metodologia tradicional, bem como de lançamentos exclusivamente valorados por mensuração monetária e econômica.
   Sempre que necessário, contas contábeis de cunho informativo, quantitativo ou até visando à operacionalização de informações futuras poderão e deverão ser criadas dentro do sistema contábil gerencial, sempre objetivando atender às necessidades dos usuários da informação contábil."

  Numa implantação de um novo sistema de informação, as mudanças são inevitáveis e é essencial que os responsáveis pelo projeto tenham habilidade suficiente para o gerenciamento dos aspectos humanos e motivacionais envolvidos.
   

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