domingo, 10 de outubro de 2010

Características Qualitativas de Informação em Demonstrações Contábeis



COMPREENSIBILIDADE: a informação apresentada em demonstrações contábeis deve ser apresentada de modo a torná-la compreensível por usuários que têm conhecimento razoável de negócios e de atividades econômicas e de contabilidade, e a disposição de estudar a informação com razoável diligência.


RELEVÂNCIA: a informação fornecida em demonstrações contábeis deve ser relevante para as necessidades de decisão dos usuários. A informação tem a qualidade da relevância quando é capaz de influenciar decisões econômicas de usuários, ajudando-os a avaliar acontecimentos passados, presentes e futuros ou confirmando, ou corrigindo, suas avaliações passadas.


MATERIALIDADE: a informação é material - e, portanto tem relevância - se sua omissão ou erro puder influenciar as decisões econômicas de usuários, tomadas com base nas demonstrações contábeis. A materialidade depende do tamanho do item ou imprecisão julgada nas circunstâncias de sua omissão ou erro.


CONFIABILIDADE: a informação fornecida nas demonstrações contábeis deve ser confiável. A informação é confiável quando está livre de desvio substancial e viés, e representa aquilo que tem a pretensão de representar ou seria razoável de se esperar que representasse.


PRIMAZIA DA ESSÊNCIA SOBRE A FORMA: transações e outros eventos e condições devem ser contabilizados e apresentados de acordo com sua essência e não meramente sob sua forma legal. Isso aumenta a confiabilidade das demonstrações contábeis.


PRUDÊNCIA: prudência é a inclusão de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas exigidas de acordo com as condições de incerteza, no sentido de que ativos ou receitas não sejam superestimados e passivos ou despesas não sejam subestimados.


INTEGRALIDADE: para ser confiável, a informação constante das demonstrações contábeis deve ser completa, dentro dos limites da materialidade e custo.


COMPARABILIDADE: os usuários devem ser capazes de comparar as demonstrações contábeis da entidade ao longo do tempo, a fim de identificar tendências em sua posição patrimonial e financeira e no seu desempenho.


TEMPESTIVIDADE: tempestividade envolve oferecer a informação dentro do tempo de execução da decisão. Se houver atraso injustificado na divulgação da informação, ela pode perder a relevância.



EQUILÍBRIO ENTRE CUSTO E BENEFÍCIO: os benefícios derivados da informação devem exceder o custo de produzi-la, A avaliação dos custos e benefícios é, em essência, um processo de julgamento.




QUESTIONAMENTOS: em meio a esta revolução contábil que estamos vivendo, observo que nas novas regras contábeis que vão em convergência com o padrão internacional, há um elevado grau de subjetividade e julgamento. Percebe-se uma contabilidade voltando-se mais para o foco gerencial, e é com grande aceitação que concordo com algumas das características acima exigidas, como, por exemplo, a comparabilidade, pois todas as empresas, independente do porte, devem fazer uma análise mais profunda de suas demonstrações, comparando com anos anteriores.
 Vejo grandes vantagens nas novas normas contábeis, mas desperto algumas preocupações, entre elas: o excesso de subjetividade das normas podem tornar mais fácil mascarar e manipular um demonstrativo contábil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário