sábado, 30 de outubro de 2010

Resenha: Controladoria na Coordenação dos Sistemas de Gestão (Lunkes, Schnorrenberger)


  Achei este um dos melhores trabalhos sobre controladoria que já tive acesso até hoje. É com grande competência que os autores traçam as premissas e questionamentos que permeiam a área de controladoria atualmente. Mostra que, embora ainda não haja uma defininção universal da função do controller, é indispensável que exista esta área de controladoria dentro das empresas, participando desde o planejamento estratégico até o controle operacional.
    O controller deve ter a habilidade de traduzir o plano estratégico em medidas operacionais e administrativas.
    "Se quisermos uma organização criativa e inovadora, precisamos contratar, promover e trabalhar com quem estejamos pouco à vontade."
   "As variáveis do processo envolvem, primeiramente, a descoberta de um problema de controle, que pode estar relacionado à expectativa de que possa ocorrer uma diferença entre a forma desejada e a real. Qualquer atuação sobre os objetos de controle implica em custos, portanto, deve-se avaliar a importância por meio da utilização, principalmente, da análise de pontos fracos, análise ABC, análise de sensibilidade, simulações e técnicas de rede."
 "A eficiência do sistema de informações é dependente da coordenação da estrutura do sistema contábil. Se ele não for desenvolvido, principalmente seu plano de contas com as segmentações necessárias, dificilmente a organização terá informações adequadas e no tempo certo para o processo de tomada de decisões."
 "Naturamente, o processo de identificar os responsáveis e as contribuições esperadas de cada área deve estar casado com a definição dos recursos necessários. Ou seja, para que uma área possa atender ao conjunto de expectativas que lhe serão cobradas, ela demandará suporte financeiro, humano ou outro qualquer. Essas regras devem ficar claras e bem definidas."
 "A busca de uma nova forma de remuneração, que alinhe a estratégia ao desempenho organizacional, é necessária em ambientes competitivos. E a remuneração por competências surge como importante ferramente para estimulá-la."
 "O processo orçamentário tem ínúmeros propósitos, como auxiliar no planejamento, na comunicação e coordenação, alocação de recursos, gerenciamento do desempenho financeiro e operacional, evolução e controle do desempenho e base para incentivos e remuneração variável".
 "Entre as principais atividades da controladoria está a disseminação das informações aos tomadores de decisão. Para saber quando, quais, como e por que as informações devem ser disseminadas pelo sistema de informação, é preciso conhecer a demanda para a efetiva tomada de decisão."


   Esta obra deixa claro uma verdade no mundo atual: a informação é o bem mais valioso, e o controller é o profissional com capacidade para lapidar esta informação e transformá-la numa obra de arte, que possui o poder de conduzir às organizações ao sucesso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário