terça-feira, 23 de outubro de 2012

Profissionais debatem a ITG 1000



Ontem (10/10) à noite, o presidente do CRCRS, Zulmir Breda, acompanhado do vice-presidente Técnico, Paulo Schnorr, e do integrante do Conselho Consultivo, Rogério Rokembach, fizeram um minucioso detalhamento, no auditório do CRCRS, sobre o que originou a ITG 1000 - Modelo Contábil Simplificado para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte- e as propostas nela contidas. A apresentação foi transmitida ao vivo, via internet, e teve duração de duas horas, das 19h às 21h.

Schnorr iniciou salientando a importância da edição, em 2009, da NBC TG 1000, em vigor desde 2010, uma vez que atinge cerca de cinco milhões de empresas em todo o País. Na busca de uma flexibilização da implementação dessa norma, foi criado um grupo de trabalho, o qual foi integrado pelas seguintes entidades: CFC, Fenacon, Ibracon, CVM, Apimec, Sescon - RJ e SP. Foram representando o CRCRS, Paulo Schnorr, Rogério Rokembach e Zulmir Breda. O vice-presidente Técnico esclareceu ainda que entre os desafios estava elaborar normas que contemplem as necessidades dos empresários e que se alinhem as NBCs, convergidas aos padrão IFRS, obedecendo aos Princípios de Contabilidade.

A ITG 1000 estabelece a obrigatoriedade do balanço patrimonial; demonstração de resultado do exercício; notas explicativas; permite escrituração resumida, desde que baseados em livros auxiliares; simplificação no cálculo da depreciação e carta de administração.

Rokembach defendeu veementemente a obrigatoriedade e execução da contabilidade para todas as empresas e citou a carta de administração como um avanço e o que realmente de novo apresenta esta interpretação técnica. Explicou que a carta delimita responsabilidades. Os administradores de empresas se responsabilizam pela fidedignidade e integralidade das informações prestadas aos profissionais contábeis.

A discussão teve prosseguimento com a participação dos presentes e dos assistentes on-line.

As sugestões e comentários ainda podem ser encaminhados para ap.nbc@cfc.org.br. A minuta ITG 1000 está disponível em www.cfc.org.br.


  Comentários:

   Trato a questão da ITG 1000 como uma espécie de retrocesso na política contábil brasileira, afinal, a escrituração contábil das pequenas empresas já é simplificada por si só, ao levarmos em conta que ficam sujeitas a apenas algumas seções da NBC TG 1000, com análise do forte argumento de que o benefício da informação deve superar o custo de obtê-la. Para contadores que, mais do que defender um modelo simplificado, defendem a eliminação da obrigatoriedade de escrituração contábil para microempresas, só resta uma palavra: PREGUIÇOSOS.
  Em relação à carta da Administração, espero realmente que seja vista com bons olhos por parte do judiciário, quiçá possa até compensar algumas responsabilidades impostas ao contador pelo Código Civil de 2002.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário