As informações não financeiras são tão importante quanto as informações financeiras, porém muitas vezes são negligenciadas. Muito da formação dos gestores, contadores, economistas e engenheiros é voltada para a análise exata, financeira., porém, as informações não financeiras são portadoras de subsídios importantes para a tomada de decisões.
Normalmente é da informação não financeira que surgem melhoria dos processos internos e a satisfação do cliente. Até o entendimento do que é uma informação não financeira muitas vezes é complexo. Por exemplo, as informações e os controles não devem apenas focar a redução de custos, mas também de como melhorar a qualidade, reduzir os tempos de ciclos e satisfazer às necessidades dos clientes. Assim, dados do desempenho sobre as atividades, como defeitos, retrabalho, refugo, ganhos de produção e entrega pontual, tempos de atendimento do cliente e devoluções são fundamentais nas análises de informações não financeiras.
Estas informações não financeiras passaram a ser denominados de ativos intangíveis ou intelectuais. A habilidade para monitorar e explorar ativos intangíveis ou intelectuais tornou-se tão importante para as empresas quanto o investimento em ativos físicos tangíveis.
Os ativos intangíveis capacitam as empresas ao seguinte:
* Desenvolver relacionamentos para reter a lealdade dos clientes atuais e conqusitar novos segmentos de clientes;
* Introduzir produtos e serviços inovadores desejados pelos segmentos de clientes visados;
* Fabricar produtos e prestar serviços customizados a baixo custo, alta qualidade e prazo reduzido;
* Mobilizar a motivação e as habilidades dos funcionários para melhorias contínuas nas capacitações dos processos, na qualidade e nos tempos de resposta;
* Utilizar estrategicamente a tecnologia de informação, banco de dados e sistemas.
QUESTIONAMENTOS: tomar uma decisão gerencial apenas pela análise de uma balanço patrimonial e/ou demonstrativo de resultado de exercício pode comprometer uma empresa, portanto, ao se analisar as demonstrações contábeis de uma empresa, devemos conhecer um pouco de seus aspectos intangíveis (não apenas o "valor do ativo intangível" registrado no Balanço). Devemos nos questionar constantemente como fazemos para identificar os índices não financeiros, tais como: satisfação do cliente, "turnover", imagem da empresa junto à sociedade, gerenciamento de ativos biológicos, responsabilidade social e ambiental, quantidade de entrega de pedidos dentro do prazo, retrabalho, capacidade dos funcinários, etc...
UM EXEMPLO IMPORTANTE: Quando um cliente entra em minha loja e compra um produto, este fato estará sendo registrado contabilmente, acréscimo de receita, e irá aparecer no meu DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), mas, faço o seguinte questionamento: e quando o cliente entra em minha loja, consome o custo da mão de obra do vendedor, e não compra nada! este cliente não aparecerá na minha demonstração contábil, pois não me gerou receita, mas, na realidade, me gerou custo.
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