domingo, 5 de setembro de 2010
Resenha: ESTRATÉGIA (Richard Luecke)
Recentemente li esta obra sobre estratégia e destaco abaixo alguns pontos que achei interessantes.
* Não vale a pena ter uma ótima estratégia se as pessoas não sabem implementá-la de forma adequada.
* Uma vantagem competitiva é uma função da estratégia que coloca uma empresa em posição melhor do que as das rivais na criação de valor econômico para os clientes.
* As pessoas são a parte mais importante da implementação. Aproveitar sua energia e compromisso para a mudança estratégica é sempre o maior desafio da gerência. Os funcionários devem sentir que têm algo a dizer sobre os planos que precisam implementar. COMPROMETIMENTO.
* Há alguma coisa se desenvolvendo no mundo da tecnologia que possa alterar seu ambiente competitivo, talvez tornado obsoletos os produtos dos líderes atuais do setor? (neste ponto reporto para a importancia do investimento em TI por empresas prestadoras de serviços, cuja informaçção é o principal produto).
Evoluindo dos conceitos básico e indo à exemplos práticos, este livro trás um apanhado geral sobre o tema estratégia, inclusive sugerimdo modelos de análise SWOFT (identificação de pontos fortes e fracos da organização). Particularmente acho leituras assim de grande valia para repensarmos alguns métodos utilizados na rotina de trabalho, afinal, como meu professor Raul citou em aula: "Se não estamos reavaliando nossas rotinas e funções constantemente, estamos andando para trás!", porém acredito que nenhuma estratégia de "prateleira" deve ser aplicada 100% em nenhuma empresa, afinal, cada empresa possui particularidades, cenários e variáveis que não serão levadas em conta na literatura!
QUESTÕES PARA REFLEXÃO:
ATÉ QUE PONTO, E COMO, O PROFISSIONAL CONTÁBIL DEVE SE ENVOLVER NA CRIAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DA EMPRESA? EM QUAIS PONTOS AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS SÃO ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DA ESTRATÉGIA DA EMPRESA?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Perguntas interessantes que gostaria muito de ver alguém comentando até para mostrar o ponto de vista.
ResponderExcluir